Evangelização
Postado: 19 dezembro 2019 19:50h
Autor: Angélica Reis
Leia mais Textos espíritas 

Ao lançar nosso olhar para o atual cenário social e moral da humanidade, a preocupação com o futuro se apropria da nossa emoção. O desenvolvimento científico e tecnológico; a facilidade de acesso à informação; e os meios de comunicação, que favorecem o maior alcance dos pensamentos e opiniões do indivíduo, demonstram o quanto a humanidade progrediu e continua a progredir, intelectualmente.

Em contrapartida, porém, essa mesma humanidade ainda exterioriza grande porção de preconceito, corrupção, violência, egoísmo… gerando grandes dificuldades afetivas. O que fazer?

Disse-nos o Cristo: “Brilhe a vossa luz!”

O ensinamento nos indica que o potencial de luz do nosso Espírito deve fulgir em sua grandeza plena. E semelhante feito somente poderá ser atingido por meio de uma educação que nos propicie o justo burilamento. Assim nos orienta Emmanuel , no livro “Pensamento e Vida” (cap. 5).

Quando buscamos compreender a lição de Jesus, percebemos a necessidade do desenvolvimento da educação que cultiva tanto a inteligência como o aperfeiçoamento íntimo;  que exalta o conhecimento e a bondade, o saber e a virtude, proporcionando ao Espírito o desenvolvimento e a expansão de sua luz. Uma educação que favorecerá o desenvolvimento de solidariedade, fraternidade e caridade como expressões do amor.

Sabemos que o processo educacional é de responsabilidade da  escola, da família e da sociedade em geral. Buscando cumprir a parte que lhe cabe, a Casa Espírita oferece a Evangelização Espírita da Família, como espaço que visa a promover a integração  da criança, do jovem e do adulto com Deus, com o próximo e consigo mesmo por meio do estudo e da vivência da Doutrina Espírita.

Brilhe a vossa luz! A recomendação de Jesus nos apresenta a certeza de sermos seres luminosos, o que pode acrescentar às nossas vidas esperança de dias melhores, relações afetivas mais acolhedoras, direitos respeitados, menos desigualdade social e, como consequência, menos violência.

Acreditemos! Fica o convite ao esforço de buscarmos recursos no Evangelho de Jesus para que possamos atender ao imperativo do Mestre.

Angélica Reis

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.

— Allan Kardec, A GÊNESE – Introdução – Cap.I