Grupos de Estudo da Doutrina Espírita

Quer estudar o Espiritismo?  A Sociedade Espírita Jorge oferece diferentes grupos que se reúnem, presencialmente na quarta, quinta ou sábado. E virtualmente na quarta e quinta.

Se você tem interesse em participar, envie um email para: estudos@sej.org.br  ou clique no link a seguir e preencha o formulário: https://forms.gle/WGUj5sNcsiSvQcZ56

Estudo do Espiritismo

O conhecimento espírita é orientação para a vida e instrumento que nos auxilia na ascensão espiritual. Aos que se interessam pelo conhecimento do Espiritismo, a Sociedade Espírita Jorge oferece diferentes oportunidades: seja para os que buscam apenas conhecer aspectos básicos da Doutrina Espírita, seja para os que preferem aprofundar esses conhecimentos.

Abaixo, você encontra as opções de estudo, o quadro com os dias e horários de cada grupo e textos sobre o conhecimento da Doutrina Espírita.

  • Introdução à Doutrina Espírita: atende aos que querem ter noções básicas e que, por algum motivo, não conseguem fazer o Estudo Sistematizado (ESDE). Não há necessidade de inscrição e a cada encontro é debatido um tema diferente.
  • Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE e EADE): programa de estudo regular e contínuo, baseado nas cinco obras básicas da Doutrina Espírita, codificadas por Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. É preciso fazer inscrição, no início do ano. As turmas variam de ESDE 1 (iniciantes) a EADE 3 (aprofundado).  As reuniões, semanais, acontecem de março a novembro.
  • Grupos de Estudo de Livros Espíritas (GESLE): para aqueles que já concluíram o programa do ESDE ou que já têm conhecimento aprofundado da Doutrina Espírita. Os encontros são quinzenais, de março a novembro.
  • Grupo de Estudo do Evangelho (GEE): destinado a quem já concluiu o programa do ESDE ou possui conhecimento aprofundado do Evangelho. Reuniões quinzenais.
 SEJ – GRUPOS DE ESTUDO DA DOUTRINA ESPÍRITA – 2024 
Dia Horário Programa Grupo

Quarta-feira

18h30 às 19h30


Introdução à Doutrina Espírita

(reunião presencial)

EADE 1 Paulo de Tarso

(reunião virtual)

Grupo de Estudo de
Livros Espíritas
(reunião presencial quinzenal)
Quinta-feira 19h30 às 21h ESDE 1 Irmã Maria Angélica

(presencial)

ESDE 2 Amélie Boudet

(presencial)

EADE 1 Anália Franco

(presencial)

EADE 2 Dias da Cruz

(presencial)

EADE 3 Auta de Souza

(presencial)

Grupo específico Irmã Sheila

(virtual)

Grupo de Estudo do Evangelho
(reunião presencial quinzenal)
Sábado 16h às 17h30 Grupo de Estudo de
Livros Espíritas
(reunião presencial quinzenal)

 

Estudo sistematizado

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, no livro Obras Póstumas:

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e suas consequências”.

O pensamento espírita, neste ponto, não deixa margem para muita divagação. O conhecimento há de ser limitado porque somos naturalmente limitados. Mas o espírito progride em conhecimento e em moralidade, cedo ou tarde, como aprendemos em O Livro dos Espíritos, questão 192.

“Conhecimento… é fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação.”DEJEAN, Georges. A Nova Luz.

O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)

Então, à medida que o Espírito desenvolve todo o seu potencial, não apenas intelectual, mas também moralmente, tem mais possibilidade de avançar no conhecimento. Se não pode chegar à essência absoluta das coisas, pelo menos adquire uma visão mais lúcida e cada vez mais profunda e ampliada.

O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo.XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz

Convite ao estudo

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem e o homem mau, do mau tesouro tira o mal; porque sua boca fala o de que está cheio o coração.”(Lucas: 6; 45)

Mais do que nunca se afigura a necessidade consciente do estudo espírita como veículo de libertação da consciência e rota iluminativa na viagem da evolução…

O estudo espírita conduz o discípulo ao esclarecimento, que é base de segurança, condição precípua à paz.

Muitos estudiosos do Espiritismo, não obstante as convicções que esposam, sem a necessária maturidade ante problemas de pequena monta, desertam das fileiras da fé, afirmando que novos conhecimentos os afastaram das realidades espiritistas por se encontrarem estas ultrapassadas.

A Doutrina Espírita, no entanto, portadora de informações que oferecem segurança e harmonia íntima, requer demorado estudo e bem estruturada reflexão, para ser melhor assimilada e mais facilmente vivida…

Aprofunda, por tua vez, o pensamento no estudo da revelação kardequiana, reservando algum tempo do dia, cada semana, ao estudo frequente, a fim de impregnar-te da convicção e da renovação indispensáveis à preservação do patrimônio espiritual com o qual despertarás além da vida orgânica.

Examina o conhecimento geral à luz do Espiritismo e assimilarás melhor as conquistas dos dias modernos, despertando em definitivo para a vida melhor, curado das mazelas antigas fixadas no Espírito e assim ascenderás além e acima das vicissitudes.

Outro não foi o título exigido por Jesus senão o de Mestre, fazendo-nos discípulos permanentes ante o sublime livro da vida. Da mesma forma, a fim de poder ministrar a lição clarificadora do Espiritismo à humanidade, Kardec fez-se professor para ajudar-nos a estudar e a refletir as sagradas lições do dever e da caridade, que são as metas para a nossa real liberação.

Trecho do livro “Convites da vida”, cap. 19. De Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco.

Os males deste mundo estão em razão direta das necessidades fictícias que criais para vós mesmos.

— Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Questão 926