Evolução, o objetivo maior
Postado: 21 dezembro 2017 20:27h
Autor: Marcio Sarnelli Monassa
Leia mais Textos espíritas 

Saúde, paz, prosperidade, harmonia, sucesso … Você já reparou que tudo o que desejamos para nós se transforma em votos de bem-estar e felicidade dirigidos a pessoas que amamos? São os maiores objetivos e ambições de todos, espíritos encarnados neste momento no Planeta Terra. Uma vida confortável, cheia de venturas, alegrias e sucesso.

Na realidade, quantas pessoas você conhece que realmente conseguem alcançar esses objetivos que,  na sua grande maioria, visam apenas ao aqui e agora?

Esquecemos que tivemos um passado espiritual e que também viveremos um futuro em outras encarnações, e que somos Espíritos imperfeitos, vivendo em um planeta de provas e expiações. Nossa mãe Terra nos oferece, como um grande útero, a oportunidade de aprimoramento e convivência. Nos abraça, nos aquece, nos ama, nos alimenta. Nos ensina e, por vezes, como uma boa mãe, nos admoesta, mas sempre nos apontando soluções e meios para a reparação.

Para que possamos usufruir plenamente dessa oportunidade, nenhuma experiência, boa ou ruim, deverá ser desperdiçada. Por mais que possa parecer intransponível, até mesmo impossível de ser vivida, há sempre um jeito de enfrentar com resignação, procurando o melhor meio de viver as adversidades da melhor maneira possível. Um simples sorriso, um momento de amor ao próximo, um ato de solidariedade, ainda que realizado em frações de segundo, poderá contribuir para a sua evolução e, consequentemente, para a evolução do planeta. Você já reparou que a simples chama de uma vela pode ser a esperança quando acesa em um breu absoluto?

A inconformidade e o desconhecimento do nosso papel no planeta em que vivemos, o desconhecimento de que possuímos uma missão encarnatória que deve ser vivida plenamente, a revolta, a ambição, o orgulho podem nos trazer consequências severas ainda nesta vida. Sim, somos responsáveis pela nossa saúde e bem-estar.  Devemos estar sempre atentos a quaisquer atitudes e pensamentos.

Vamos a um exemplo prático. Todos ouvimos falar de pessoas que são uma fonte de queixas, ninguém no mundo as compreende, pessoas que beiram a depressão e que efetivamente já desenvolveram essa patologia. Inúmeras visitas a consultórios médicos, inúmeros exames sem resultados conclusivos, visitas a psicólogos, ansiedade por sentir que nada dá certo em suas vidas. Sempre devemos procurar todos os recursos disponíveis na medicina e psicologia, pois os conhecimentos adquiridos por esses profissionais são parte do planejamento divino. Porém, não devemos esquecer da responsabilidade de cada um. O conhecimento de si mesmo e o estudo da Doutrina Espírita poderão levar o indivíduo a entender o que lhe está reservado naquela encarnação, enfrentando com menos dor e amargura  os percalços, controlando suas dores e vivendo mais feliz.

Tenhamos em mente que temos a oportunidade sempre de errar, mas também de corrigir. Evoluir é sempre o objetivo maior.

Marcio Sarnelli Monassa

A natureza das vicissitudes e das provas que experimentamos pode também nos esclarecer sobre o que fomos e sobre o que fizemos, assim como julgamos, neste mundo, os atos de um culpado pelo castigo que a lei lhe inflige.

— Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, Questão 399